quarta-feira, 8 de julho de 2015

Música de Agora em concerto de flauta e clarinete para Salvador e Cachoeira


Música de Agora em concerto de flauta e clarinete para Salvador e Cachoeira

Duo Robatto faz apresentações em que interpreta repertório autoral de compositores baianos

Formado por dois dos mais conceituados músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o Duo Robatto é a estrela do próximo concerto do Música de Agora na Bahia (MAB). O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.
Com os experientes irmãos Lucas Robatto na flauta e Pedro Robatto na clarineta, o Duo levará a Salvador (no dia 9 de julho) e Cachoeira (no dia 11) toda a musicalidade, habilidade e sensibilidade que demonstram na Osba para peças de concerto muito baianas de premiados autores atuais, como Paulo Costa Lima (Trans-Iakisobá op. 105 - ibejis 3), Alex Pochat (2zero1) e Túlio Augusto (Segredo das Folhas), entre outros.
Como em todo concerto ou projeção sonora do MAB, o ouvinte que vier de coração – e ouvidos – abertos será recompensado com mais uma sessão da elaborada e surpreendente música de concerto contemporânea desenhada por compositores baianos e também de outros lugares do Brasil e do mundo. Uma experiência capaz de modificar todas as ideias pré-estabelecidas sobre a música e seus formatos.

Sobre o Duo Robatto:
O Duo Robatto é um conjunto de câmara que se dedica à pesquisa e divulgação do repertório para dueto de flauta e clarinete. Os irmãos Robatto sempre se preocuparam em atuar na formação do Duo durante toda sua carreira, que começou na década de 80.
A dupla tem se apresentado em importantes Festivais de Música no Brasil e no exterior. Na Alemanha, frequentaram classes de música de câmara da Escola Superior Estatal de Música de Karlsruhe. Receberam também orientações na Universidade de Washington (EUA) e na Universidade de Victória (Canadá). Os irmãos também atuaram como solistas junto a grandes orquestras, como a Orquestra Municipal de Campinas, Camerata Maksud Plaza e Bahia Ensemble. Professores-doutores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lucas Robatto é o primeiro flautista e Pedro Robatto o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Os irmãos receberam o Prêmio Braskem Arte e Cultura Bahia, além de terem sido vencedores de diversos concursos musicais, como o I Concurso Internacional de Buenos Aires para Instrumentos de Sopros. O Duo Robatto também foi reconhecido por compositores renomados que escreveram e dedicaram peças para a dupla. Salvador Ranieri, Wellington Gomes, Paulo Costa Lima e Fernando Cerqueira estão entre eles. Em 2002, o Duo Robatto lançou seu primeiro CD, pelo selo Braskem com apoio do Faz Cultura/Governo do Estado, no qual apresentam um repertório que inclui Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Beethoven, entre outros compositores. 

CONFIRA O REPERTÓRIO DETALHADO NO DOCUMENTO ANEXO

Concerto Especial Duo Robatto

Reitoria da UFBA (Salvador-BA) 09/07, 20h
Cine Teatro Glória (Cachoeira-BA) 11/07, 19h
Entrada Franca



O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Maiores informações:

Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora

Contatos:

Guilherme Bertissolo
guilhermebertissolo@gmail.com
(71) 93562687

Alexandre Espinheira
alespinheira@gmail.com
(71) 81330201

Lia Günther Sfoggia
liasfoggia@yahoo.com.br

(71) 93562686

Nenhum comentário: