domingo, 28 de novembro de 2010

Conferência BAFRIK

Caros colegas compositores, intérpretes, musicólogos, educadores e etnomusicólogos,

Queiram aceitar o convite para conhecer e fazer parte do projeto "Bafrik: O que a Bahia tem a ver com a África?", contemplado pelo Edital Cultura Digital (FUNCEB), pelo qual serão inciados diálogos acerca da produção de música contemporânea na Bahia e na África, através de, inicialmente, um portal/website (www.bafrik.com).

Contamos com a presença de todos,
Equipe BAFRIK'


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bafrik: o que a Bahia tem a ver com a África?

Membros da OCA já encontram-se em solo africano para dar início ao Bafrik, um projeto da OCA que dará conta da criação, publicação na internet e manutenção de um website dedicado à produção de música de concerto (termo que substitui outros mais usuais como música clássica ou música erudita) contemporânea na Bahia e na África.

O site será dividido em duas grandes partes – Música Contemporânea na Bahia e Música Contemporânea na África – e comportará páginas pessoais de compositores, publicação de artigos, escritos e partituras, disponibilização de áudio (em formatos mp3 e flac), fotos e informações sobre centros de estudos musicais na Bahia e na África.

Muito além de razoáveis finalidades expositivas, o maior objetivo do projeto é a criação de um poderoso banco de dados, abrangendo todas as informações sobre a produção de música contemporânea nos dois territórios supracitados, bem como a criação de uma ferramenta de intercâmbio, intencionando a realização de parcerias entre os personagens da música de lá e de cá.

Numa primeira etapa do projeto, devido à complexidade geopolítica (muitos países e culturas fragmentadas politicamente) e ao universo de possibilidades que a África representa – unido a pouca difusão da sua produção deste tipo de música - o trabalho será concentrado somente na Bahia e nos seguintes países africanos: África do Sul, Gana, Etiópia, Nigéria e Egito.

Para a consecução dos seus objetivos, Bafrik conta com o apoio institucional de dois órgãos: Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e OCA – Oficina de Composição Agora.

Um consultor na Bahia será o consultor geral do projeto; outros dois, africanos – um na África do Sul, outro em Uganda -, constituirão uma espécie de base no continente mãe.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

[III FIMC] Programação divulgada

Conheça a programação geral do III FIMC:
http://iiifimc.wordpress.com/about























Concerto 1

teatrovilavelha 6/9 20h [$2 e $1]

GIMBA
Na Real 1 e 2 (berimbau, guitarra e eletrônica)
Sessão de Geleia (Jam Session contemporânea | criação coletiva)

Concerto 2
reitoria/ufba 7/9 20h [entrada gratuita]
Duo percussão e piano
Paraguassú Abrahão e Katia Baloussier (RJ)


Concerto 3
museudeartesacra 8/9 20h [entrada gratuita]
Pedro Rodrigues |violão| (POR)
c/ intervenções eletrônicas

Concerto 4
teatrodomovimento/e.dança(ufba) 9/9 20h [entrada gratuita]
Música Eletroacústica do Brasil e de Portugal
c/ interação com o público (maestro Pedro Figueiredo)

Concerto 5
teatrodomovimento/e.dança(ufba) 10/9 20h [entrada gratuita]
Grupo de Percussão da UFBA
(part. Humberto Monteiro)

Final do Concurso de Composição Ernst Widmer

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OCA organiza III FIMC

A capital baiana recebe, entre os dias 06 e 10 de setembro de 2010, o Festival Internacional de Música Contemporânea -- FIMC. A terceira edição do evento, que ocorre na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Reitoria da UFBA e em local ainda a confirmar, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA em parceria com a Oficina de Composição Agora (OCA), e conta com a participação de nomes como Jaime Reis (Portugal) e Paulo Chagas (Brasil/Estados Unidos) já confirmada.

“O encontro, seguindo a tendência das duas edições anteriores, é uma oportunidade ideal para conhecer uma expressão musical que, apesar de acumular uma história de mais de cinqüenta anos, preserva o seu caráter inovador”, salienta Paulo Santana, um dos membros da Oca e coordenador das oficinas e workshops que integram o evento e versam sobre educação musical, composição e interpretação.

Na mesma oportunidade, ocorre, ainda, o Concurso de Composição Ernst Widmer, que já premiou artistas locais especializados no tipo de produção musical que o evento pretende afirmar no cenário soteropolitano.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

III Concurso de Composição Ernst Widmer conhece seus finalistas

Uma das principais atividades do III FIMC -- Festival Internacional de Música Contemporânea, o Concurso de Composição Ernst Widmer, também em sua terceira edição, revela os três compositores classificados para a sua final, no dia 10 de setembro, última noite de FIMC.

Zambelê - Rodrigo Meine (RS)

Perc #1 – Patrick Andrews (BA)

Intermitente Vertigem – Thais Montanari (MG)


As três peças são escritas para a interpretação do Grupo de Percussão da UFBA, que realiza o concerto de encerramento do festival.


Quando menos você esperar, a programação do FIMC vai ser divulgada aqui, neste espaço, e no blog do projeto: http://iiifimc.wordpress.com



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concerto da OSUFBA e do Grupo de Percussão da UFBA



Concerto da OSUFBA e do Grupo de Percussão da UFBA
Data: 27.07.2010, 20h
Local: Museu de Arte Sacra
Regentes: Piero Bastianelli (OSUFBA) e Jorge Sacramento (Grupo de Percussão da UFBA)

Neste concerto serão apresentadas pela primeira vez ao público obras de compositores da atualidade baiana, tais como:

Fred Dantas
Cacau Celuque
Pedro Amorim Filho
Paulo Rios Filho
Marcos de Silva
Solon Mendes
Alexandre Espinheira
Paulo Costa Lima

Trabalhos que foram desenvolvidos a partir de estímulos gerados pelos Seminários de Composição do PPGMUS da UFBA (2010.1)

O público será brindado com interpretações dedicadas e cuidadosas tanto da OSUFBA como do Grupo de Percussão da UFBA. Piero Bastianelli (regente responsável por mais de 300 estréias de obras contemporâneas) e Jorge Sacramento (que vem revolucionando o ensino de percussão em nosso meio e expandindo o raio de ação da Universidade) investiram muito trabalho e experiência na montagem desse programa.

As composições apresentam um verdadeiro painel de soluções criativas, que vão desde a atenção concentrada em encontros/desencontros de timbres (Cacau Celuque), até as experiências com desconstrução da forma e interação com os jogos (Pedro Amorim) passando pelo Tangado da tradição das filarmônicas (Fred Dantas), pela alegria baiana da Calcinha Stück(Paulo Costa Lima), pela suavidade de Frágil (Espinheira) e pela densidade percussiva e emotiva do encontro entre soprano e percussão (Paulo Rios Filho).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

III Festival de Percussão 2 de Julho


Começa, no dia 20/07, o III Festival de Percussão 2 de Julho, que trará a Salvador nomes de referência para a percussão no Brasil e no mundo.

O festival conta com a estreia de mais uma dezena de obras---além da apresentação de uma série de outras peças já estreadas---para as mais diversas formações instrumentais envolvendo a percussão.

confira aqui a programação completa.

Dentre as estreias, as composições de vários compositores colaboradores da OCA: Na quarta-feira, dia 21, às 20h, no ICBA, o concerto é dedicado ao repertório de compositores baianos de música contemporânea para percussão e voz. Os compositores da OCA, Alexandre Espinheira, Alex Pochat, Marcos di Silva,Paulo Costa Lima e Paulo Rios Filho, terão obras inéditas executadas nesse concerto.

Além disso, Paulo Costa Lima (com Ziriguidum, na terça), Joélio Santos (com Juna, na terça) e Paulo Rios Filho (com Labisane, na quarta e Trasmigrante, na sexta) participam com outras peças durante o Festival.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Guilherme Bertissolo no Festival de inverno de Campos do Jordão

Guilherme Bertissolo, compositor da OCA, foi selecionado para participar do 41º Festival Internacional de Campos de Jordão. Ele foi aprovado para ser bolsista do curso de Composição que acontece entre os dias 3 e 18 de julho.

Os participantes do curso estarão classificados automaticamente para a final do concurso Camargo Guarnieri, que premiará o bolsista de maior destaque com a quantia de R$ 15 mil.

O compositor está com grandes expectativas, pois, sua obra Supernovas, Ondas, Partículas e Buracos Negros será interpretada por um grupo especialista em música contemporânea.

Não é a primeira vez que um membro da OCA vai ao festival. O próprio Bertissolo já participou em 2007 e, em 2008, Paulo Rios Filho foi selecionado para o curso de composição.

O Festival, em sua 41º edição, é considerado o mais importante festival de música para concerto do país. Esse ano, terá como tema “A música e seus diálogos” e acontecerá de 3 de julho a 1 de agosto.

Mais informações no site: www.festivalcamposdojordao.org.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

MAB | GNU na Bahia























música contemporânea gratuita
2 concertos | Reitoria da UFBA, 20h

workshop e palestra em composição musical
na Escola de Música da UFBA
29 e 30/04, às 10h

domingo, 25 de abril de 2010

MAB | workshop e palestra de composição na EMUS

Nos dias 29 e 30/04, às 10h, rolam outras atividades de abertura do Música de Agora na Bahia.

No primeiro, compositores e estudantes de composição vão bater um papo, mostrar peças e discutir assuntos acerca da criação musical com o compositor e professor de composição da UNIRIO, Marcos Lucas -- que é ainda o diretor artístico do GNU. No final do encontro, Marcos mostra e comenta algumas de suas obras.

No segundo dia, Sergio Roberto de Oliveira, compositor carioca, apresenta palestra sobre as suas obras publicadas no CD "Sem Espera", de 2006. "Sem Espera" é inteiramente dedicado a flauta (de fl. solo a quarteto de flautas) e a atividade pode interessar também aos instrumentistas.

As duas atividades acontecem na Escola de Música da UFBA.

O MAB é realizado pela OCA, tem Alexandre Espinheira, Guilherme Bertissolo e Paulo Rios Filho como coordenadores e conta com o apoio da EMUS/UFBA, PPGMUS/UFBA, GENOSLab e Âmbar Pousada.

O que é?
workshop e palestra de composição musical
Quando e onde?
29 e 30/04/10, às 10h | Escola de Música da UFBA
Quanto?
entrada franca



quinta-feira, 22 de abril de 2010

MAB | confira os programas do GNU

Tu quer saber as músicas que vão rolar!?



Os programas do GNU, grupo convidado pra abertura do Música de Agora na Bahia:


Dia 29/04 - Compositores Cariocas


1) Música para flauta e violão - Alexandre Schubert

2) A Glória da Criação está em sua Infinita Diversidade - Caio Senna

3) Noite Morta - Vicente Alexim

4) Ciclo - Sergio Roberto de Oliveira

5) Cinerário - Luciano Leite Barbosa

6) Gnusianas - Marcos Lucas


Dia 30/04 - Compositores Baianos


1) Cinco Poemas Miniatura - Alexandre Epinheira

2) Eu abraço os Espíritos e converso com os mortos, é verdade - Vítor Rios

3) Música Peba - Paulo Rios Filho

4) Cachando - Estevam Dantas

5) Elucubrações INKZ - Guilherme Bertissolo

6) Impressões - Cristiano Figueiró

7) Dríade - Joelio Santos


Mais novidades sobre os concertos e sobre o MAB podem chegar a qualquer momento.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

GNU abre projeto da OCA em Salvador

O GNU - Grupo Novo da UNIRIO, realizará, nos dias 29 e 30 de abril, dois concertos em Salvador, na Reitoria da UFBA. Os concertos marcam a abertura do projeto Música de Agora na Bahia, realizado pela OCA e coordenado por Alexandre Espinheira, Guilherme Bertissolo e Paulo Rios Filho, todos colaboradores da associação.


GNU - Grupo Novo da UNIRIO

O primeiro concerto traz, no repertório, obras de compositores cariocas, como Marcos Lucas -- que também é o diretor artístico do grupo --, Sérgio Roberto de Oliveira e Luciano Leite Barbosa.

O segundo, marca a estreia de sete peças de compositores baianos, especialmente compostas para o GNU. Dentre as premières: "Música Peba N. 1 (qual?)", de Paulo Rios Filho, "Dríade", de Joélio Santos, "cinco poemas miniatura", de Alexandre Espinheira, "
impressões - paisagens sonoras oníricas", de Cristiano Figueiró e "Elucubrações INKZ", de Guilherme Bertissolo.

Os dois eventos ocorrem às 20h e a entrada é franca.

Serão programadas ainda outras atividades com os membros do GNU, durante sua estada em Salvador; a divulgação destas atividades específicas acontecerão em tempo.

Sobre o Música de Agora na Bahia - MAB, mais informações muito em breve!

---------------

O quê?
Concertos do GNU - Grupo Novo da UNIRIO
Abertura do Música de Agora na Bahia
Quando?
29/04/2010 (compositores cariocas)
30/04/2010 (compositores baianos)
às 20h
Onde?
Reitoria da Universidade Federal da Bahia, Canela
Salvador, BA
Quanto?
De graça!

terça-feira, 13 de abril de 2010

8º encun, em Goiânia


25 a 30 de Outubro na Emac- UFG em Goiânia - GO.

8 recitais instrumentais e eletroacústicos em diferentes salas de Goiânia; além de fóruns, oficinas, minicursos, comunicações, posters, intervenções e instalações sonoras.

ATENÇÃO

As inscrições para submissão de peças, oficinas, comunicações, posters intervenções e instalações sonoras estão abertas até o dia 04 de Junho de 2010. Para maiores informações acessem nosso web site http://encun2010.ucoz.org/


O principal motivo deste post é iniciar uma campanha pela presença maciça de compositores baianos no ENCUN de Goiânia.

Quais as alternativas para transporte? O que pode ser conseguido e através de onde/quê? A OCA está elaborando soluções, mas precisa do esforço de vários/muitos/todos.

Entre em contato via 'comentários' ou mande email para ocacontato@gmail.com com o assunto "ENCUN 2010".

terça-feira, 2 de março de 2010

Dê Corda! Formação de Grupos de Música na Região do Sisal

Aprovado no Edital de Cultura e Direitos Humanos de 2009 da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), o projeto “Dê Corda!” proposto pela "Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura" tem como apoiador institucional a OCA (Oficina de Composição Agora).
O objetivo do projeto é promover através da música, a reflexão acerca de identidade e pertencimento na Região do Sisal, tendo em vista o fortalecimento da auto-estima e de outros valores humanos, prioritariamente em comunidades de trabalhadores da zona rural.
Entre as ações previstas no projeto organizado em três fases, estão:

  • Pensar identidade cultural através da prática musical;
  • Realizar oficinas de música (teoria, leitura, iniciação, apreciação e flauta doce) em cinco comunidades rurais;
  • Formar conjuntos de flauta doce em cada povoado e lhes dar condições de auto-sustentabilidade, através da busca por/criação de uma identidade para cada conjunto;
  • Realizar workshops;
  • Realizar as “Oficinas de Iniciação Musical Através da Composição” para trabalhadores da Fábrica de Tapetes e Carpetes da APAEB, em Valente;
  • Compor, coletivamente (alunos e professores), um espetáculo de bolso para apresentação no concerto de encerramento do projeto;
  • Realizar concerto de encerramento, com a participação da Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura, dos grupos de flauta doce de cada povoado participante e das comissões pela formação de bandas filarmônicas de cada cidade participante

Dê Corda!!!