quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Música de Agora: 4 concertos atuais para orquestra sinfônica e instrumento solista

Programa:

1. Concerto para sitar nº 1; de Alex Pochat, usa o sitar (frequentemente confundido com a cítara), instrumento típico da cultura indiana, tão apreciada pelo compositor que transcende barreiras culturais ao promover diálogos entre técnicas universais de composição de música de concerto com ritmos e sonoridades da Índia e da Bahia;

2. A Árvore que Chora; de Joélio Santos, música descritiva que tem o saxofone barítono como solista e que descreve paisagens e a história do município de Camaçari, terra natal do compositor;


3. Cantem, meus amores, cantem! Concerto para bateria e orquestra; de Paulo Rios Filho, transforma a orquestra num grande coro falado, na seção final da música, em contraposição ao set barulhento de bateria, num rico encontro entre ritmos afro-baianos, serialismo livre e texturas inspiradas no rock n’ roll;


4. Lugar Nenhum Regionalfolkmusic; de Túlio Augusto, utiliza a gaita como instrumento solista e faz dialogar, inusitadamente, texturas sinfônicas com escalas nordestinas e de blues.


O GÊNERO CONCERTO

Com origens na era barroca, o concerto é, basicamente, uma composição musical que sustenta o contraste entre um grupo orquestral e um instrumento - ou grupo de instrumentos - solista. Desde meados do século XVIII, de Mozart a John Cage, o concerto é um dos gêneros que mais alimentam os impulsos criadores dos que pensam a “música de concerto” (aqui, este termo genérico substitui os também genéricos e usuais – mas fracos – “música clássica” e “música erudita”).

A OCA – OFICINA DE COMPOSIÇÃO AGORA

A OCA é um grupo de composição e interpretação de música contemporânea, criado em 2004, pelo Prof. Paulo Costa Lima e cinco de seus alunos de composição. Hoje formada por quatro jovens compositores da Escola de Música da UFBA (Alex Pochat, Joélio Santos, Paulo Rios Filho e Túlio Augusto), tem como principais intuitos a criação, interpretação, o registro e a difusão de música de concerto atual, através da produção dos seus membros e de convidados.

Este concerto especial com a Orquestra Sinfônica da UFBA tem origem em 2007, na universidade, com a composição de peças para orquestra e instrumento solista, sob a orientação do Prof. Wellington Gomes - renomado compositor baiano – a quem a OCA dedica o concerto da noite - que também é violista da OSUFBA e vai tocar as peças dos seus quatro alunos.

O maestro Paulo Novais é o convidado para dirigir os concertos contemporâneos frente à OSUFBA. Em maio deste ano, Novais regeu a estréia mundial da peça Cantem, meus amores, cantem!, de Paulo Rios Filho, música integrante do concerto do dia 12.


OS SOLISTAS

Concerto para Sitar nº 1 – o próprio compositor, Alex Pochat;

A Árvore que Chora – o saxofonista Marcos Café;

Cantem, meus amores, cantem! – Jorge Sacramento, professor de percussão da UFBA e percussionista da OSBA;

Lugar Nenhum Regionalfolkmusic – o próprio compositor, Túlio Augusto, toca a gaita.

Nenhum comentário: