OFICINAS DE INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO
TÓPICO: OS DIÁLOGOS ENTRE CRIAÇÃO E TRADIÇÃO,
O “VELHO” E O “NOVO”...
Objetivo: introduzir os alunos no universo dialético inerente ao ato composicional e investigar possíveis formas de aproveitamento prático deste universo no processo criativo.
Carga Horária: 1h
1ª aula – 30/03/2008
a) diálogo compositor/estímulo, compositor/obra, obra/intérprete, obra/público;
b) compor/educar;
c) relação composição/educação como fonte ideológica de desejo pelo novo;
d) estratégia pra compor/estratégia pra educar;
e) {repetição x variação: exemplo em áudio (5ª Sinfonia de Beethoven)};
f) diálogo com as tradições como estratégia educacional/composicional;
g) associação dessa estratégia com a de repetição variada de Beethoven;
h) exemplo em áudio (trechos de Dandalunda e Oniça Orê).
2ª aula – 06/04/2008
a) colagem e empréstimo;
b) exemplo em áudio 1;
c) apropriação/reconstrução de concepções e atitudes filosóficas;
d) exemplo em áudio 2;
e) interpenetração de materiais;
f) exemplo em áudio 1;
g) plasmação estrutural de princípios e sistemas;
h) exemplo em áudio 2.
Faixa NEOJIBA entrevista Paulo Costa Lima
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário