domingo, 9 de março de 2008

Tópico H - Instrumentos não convencionais

Ementa

Oficinas de iniciação musical através da composição musical
Tópico: instrumentos não convencionais
Duração do curso: 1h e 30min.

Objetivo:

· Conhecer uma breve historia dos instrumentos convencionais, e de como utiliza-los de forma não convencional;
· Proporcionar contato com instrumentos não convencionais utilizados no contexto erudito;
· Estabelecer condições necessárias para explorar a voz como intrumento não convencional.

Metodologia:

· Aulas expositivas e debatidas com suplemento teórico;
· Oficina de construção de instrumentos não convencionais;
· Reconhecimento dos intrumentos através de vídeo e/ou fotos com os respectivos timbres;
· Prática de reconhecimento auditivo dos instrumentos de orquestra sinfônica e de bandas sinfônicas e popularers;
· Prática de técnicas que propocione suporte para o melhor aproveitamento da voz como instrumento não convencional.

Conteúdo:
· Breve história dos instrumentos convencionais de orquestra sinfônica, banda sinfônica e popular;
· Reconhecimento de timbres dos instrumentos convencionais;
· Construção de instrumentos não convencionais utilizando garrafa pet, sandália, tampa de garrafa, tubo de pvc, saco plástico, caixa de papelão, balde, etc;
· Uso de instrumentos convencionais (clarineta, trompete, violão, etc) de forma não convencional;
· Práticas de tecnicas que explore a voz de forma não convencional como: glissando, gritos, sons percussivos, assovio, etc.

Plano de aulas:
Duração de cada aula: 30min.

Aula 1 - 09/03/2008:
· Breve comentário sobre os instrumentos convencionais da orquestra sinfônica;
· Atividade: reconhecimento dos instrumentos com ilustrações em fotos e áudio.

Aula 2 - 16/03/2008:
· Abordagem sobre a utilização de instrumentos convencionais de forma não convencional e do uso da voz de forma não convenconal;
· Atividade: explorar novas sonoridades em instrumentos convencionais e com a voz.

Aula 3 - 30/03/2008:
· Construção de instrumentos não convencionais.

Nenhum comentário: