domingo, 9 de março de 2008

Tópico A - Audição/apreciação de música contemporânea

O termo "música contemporânea" não costuma ter significado literal. Entende-se geralmente, como tal, a música feita no século XX e XXI. Mesmo com essa segurança, alcançada graças à delineações temporais meio estranhas, "música contemporânea" trata, acima de tudo, de aspectos estéticos da linguagem musical. Assim, posso fazer uma música hoje, dia 09 de março de 2008, e ainda assim não estar fazendo "música contemporânea". Este tópico, apesar de um enfoque básico na "música contemporânea" - com as aspas -, propõe a escuta e a análise da música contemporânea - sem as aspas -, ou seja, de tudo que rola no tempo contemporâneo ao nosso.

Aula 1 – 02/03/2008
György Ligeti – “Le grand macabre” – Shut up!

http://br.youtube.com/watch?v=q0Cw79R_kPI
(esse não é o trecho que a gente escutou, mas é uma parte da ópera)

Gilberto Mendes – “Beba Coca-cola”

http://br.youtube.com/watch?v=JrKG0xfPLj0&feature=related

John Cage – “Radio Music”
“In a Landscape”

http://br.youtube.com/watch?v=ptUEhCU4ZcU

Essa foi a primeira atividade do tópico A, "Audição/apreciação".

abraços pra todos,

Paulo

Aula 2 – 09/03/2008
Apreciação/Matias – “Kecak – música de Bali”

http://br.youtube.com/watch?v=0HL5P6wlQPU&feature=related
http://en.wikipedia.org/wiki/Kecak

Arrigo Barnabé – “Clara Crocodilo”

http://br.youtube.com/watch?v=svGU3V6M3oI

(assistam Arrigo Barnabé falando e tocando um trecho de Clara Crocodilo. Vejam a explicação pra escolha do "Clara" e do "Crocodilo"...)

http://www.myspace.com/arrigobarnabe

(aqui tem a explicação de clara crocodilo também, em texto no item "influências"; além de outras músicas de A. Barnabé)

Com a escuta de Clara Crocodilo, salta às nossas idéias o fato de que dá pra fazer música com fala. Dá pra se pensar, musicalmente, um texto? (É só lembrar de "Beba Coca-cola" de Décio Pignatari) Dá pra se pensar, musicalmente, a récita desse texto, a maneira de se falar? (Vamos usar os desenhos gráficos de Joélio e criar sentidos melódicos para nossas falas!) Assim, ponho um fundo musical, vozes bem baixinho, ou tilintar de sinos com improvisos da kalimba, e falo meu texto musical de uma maneira também musical, no papel de solista da minha peça. É um caminho possível...

Aula 3 - 16/03/2008

Apreciação/Matias – “A Sagração da Primavera” de Igor Stravisnky

http://br.youtube.com/watch?v=UZL4PsV0eh0
http://br.youtube.com/watch?v=WeIcrG3Cmwo
http://br.youtube.com/watch?v=hdGyeU-7XiU
http://br.youtube.com/watch?v=hdoF2yJzr2I

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stravinsky


Ravel – “Bolero”

http://br.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw
http://br.youtube.com/watch?v=gh_9leIFl7Y

Nenhum comentário: