segunda-feira, 23 de março de 2015

MÚSICA DE AGORA NA BAHIA 2014-15 APRESENTA: 2º SEMINÁRIO EM MÚSICA CONTEMPORÂNEA DO MAB

De volta das férias, o MAB realiza seu segundo seminário, com homenagens ao mês da mulher e convidados vindos da França, Suécia e Portugal

Depois de dois meses de intervalo, a série de eventos dedicados à música de concerto contemporânea MAB 2014-15 - Música de Agora na Bahia - retorna com seu segundo seminário, sempre trazendo convidados de alto gabarito do Brasil e do mundo. O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

No mês da mulher, os destaques do seminário são o concerto temático A Mulher na Música Contemporânea e a compositora convidada Tatiana Catanzaro.

No primeiro, a soprano Ananda Andrade, a flautista Elisa Goritzki e a violoncelista Suzana Kato se reúnem em uma ocasião inédita na Bahia para interpretar composições (algumas delas encomendadas pelo MAB) de autoras como Thais Montanari, Aline Novais, Nathália Martins, Daiana Maciel, Ananda Lima e Tatiana Catanzaro. O concerto desempenha um papel provocador e pretende catalizar um debate sobre o papel da mulher na música contemporânea, que será tema de uma mesa do seminário.

Tatiana Catanzaro, aliás, é uma conceituada compositora paulista que vem ao seminário ministrar um Mini-curso de Composição, além de fazer consultas criativas individuais com os participantes do curso e proferir uma palestra. Entre outras honrarias, Catanzaro foi agraciada em 2009 com uma Commande d'Etat  pelo governo francês, a fim de desenvolver seu trabalho ao lado do ensemble l'Itinéraire

Mas nem só das moças vive o seminário do MAB.

Da França vem uma verdadeira sumidade: o maestro Jean-Sébastien Béreau. Aluno de dois dos maiores compositores franceses do século 20 (Darius Milhaud e Olivier Messiaen), Béreau vem à Bahia para dirigir um ensemble de intérpretes selecionados para a preparação e montagem de quatro obras escritas por jovens compositores, especialmente para o concerto de encerramento do Seminário.

Da Suécia vem o trompista Sören Hermansson. Múltiplas vezes premiado, o  solista e compositor é bastante requisitado pelas orquestras mais conceituadas na Europa. No seminário do MAB, Sören será destaque em palestra e projeção sonora especial.

Finalmente, Portugal, o país que mais prestigia o MAB,  nos agracia com seu Ensemble DME - Collegium Musicum Electroacústico. Com diversas apresentações nas melhores casas de concerto da Europa, o Ensemble é dedicado à música de concerto com suas interfaces com a eletroacústica. No seminário do MAB, apresenta obras de compositores mundialmente consagrados, a exemplo de João Pedro Oliveira (Portugal), Mario Mary (Argentina), Keiko Harada (Japão),  Sílvio Ferraz (Brasil) e Iánnis Xenakis (Grécia), assim como compositores brasileiros da nova geração da música contemporânea de concerto.

Vale lembrar que os concertos tem preços populares e que o seminário é aberto ao público em geral, com parte das atividades, como oficinas e cursos, dirigidas aos músicos, estudantes e professores de música.

Atividades do seminário:

Mini-curso de Composição com Tatiana Catanzaro

Workshop para Compositores e Intérpretes com Jean-Sébastien Béreau (França)

Workshop com José Pedro Sousa e Ludovic Afonso (Portugal)

Palestras de Sören Hermansson (Suécia), Jaime Reis (Portugal) e Tatiana Catanzaro

Mesa com compositores e compositoras

Concertos


Programação de concertos - Sempre no Teatro ACBEU (Corredor da Vitória, 20h)

24/03: Conexão Brasil-Portugal, com Joana Guerra e Carlos Silva (Portugal) e Duo Robatto (Salvador)

25/03: Concerto Ensemble Collegium Musicum Electroacústico (Portugal)

26/03: Concerto Temático: A Mulher na Música Contemporânea. Um trio de musicistas apresenta obras de seis compositoras. Com Ananda Andrade, Elisa Goritzki e Suzana Kato

27/03: Projeção Sonora Especial com Sören Hermansson (Suécia)

28/03: Concerto de encerramento, com Jean-Sébastien Béreau e o Ensemble do Seminário

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Maiores informações:


Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora


Contatos:

Guilherme Bertissolo
guilhermebertissolo@gmail.com
(71) 93562687

Alexandre Espinheira
alespinheira@gmail.com
(71) 81330201

Lia Günther Sfoggia
liasfoggia@yahoo.com.br
(71) 93562686

Assessoria de imprensa MAB:
Caroline Vieira Sant'Anna
DRT 1840
9122-6699
carolvieira74@gmail.com


quinta-feira, 12 de março de 2015

Programação II Edição Seminários em Música Contemporânea




II Edição Seminários em Música Contemporânea
24 a 28 de março de 2015


Programação:

Abertura do Seminário
Teatro do ACBEU
24 de março, 19h30
Sessão de abertura oficial do seminário, com a presença dos artistas convidados, da comissão organizadora e personalidades da cena contemporânea, da Escola de Música e da UFBA.

Concertos todas as noites às 20h no Teatro do ACBEU

Workshop para Compositores e Intérpretes com Jean-Sébastien Béreau (França)
24, 25, 27 e 28 de março, 13-17h
Sala 102 – Escola de Música da UFBA
O maestro francês Jean-Sébastien Béreau dirigirá um ensemble de intérpretes selecionados para a preparação e montagem de quatro obras escritas por jovens compositores especialmente para o concerto de encerramento do Seminário. Durante a workshop, que será aberta ao público e terá também a presença dos compositores selecionados, da compositora residente do Seminário Tatiana Catanzaro e de regentes ligados à Escola de Música da UFBA, o maestro abordará temas voltados aos desafios da interpretação contemporânea.

Mini-curso de Composição com Tatiana Catanzaro
25, 27 e 28 de março, 15h30 às 17h30h (GenosLab – Escola de Música da UFBA) e 26 de março, 13-17h (Sala 102 – Escola de Música da UFBA)
A compositora Tatiana Catanzaro abordará técnicas de composição de música contemporânea e fará consultas criativas individuais com os compositores e estudantes de composição durante o Seminário.

Workshop para intérpretes com Ludovic Afonso e José Pedro Sousa (Portugal)
26 de março, 10-12h
Sala 102 – Escola de Música da UFBA
O violinista Ludovic Afonso e o violoncelista José Pedro Sousa abordarão questões da interpretação contemporânea a partir das obras apresentadas pelos intérpretes selecionados para o seminário. A workshop será aberta ao público, mas serão apenas quatro executantes.

Workshop para compositores com Ludovic Afonso e José Pedro Sousa (Portugal)
28 de março, 10-12h
Sala 102 – Escola de Música da UFBA
O violinista Ludovic Afonso e o violoncelista José Pedro Sousa discorrerão sobre a preparação para a estreia das obras encomendadas pelo MAB aos compositores André Fidelis e Rodrigo Garcia. Os músicos portugueses também abordarão aspectos técnicos e os desafios da escrita contemporânea para os seus respectivos instrumentos, em uma perspectiva voltada aos compositores.

Mesa Temática: A Mulher na Música Contemporânea
27 de março, 13-15h
Auditório – Escola de Música da UFBA

Mesa dos Compositores: O paradigma do som e o paradigma da nota: possíveis implicações estéticas
28 de março, 13-15h
Auditório – Escola de Música da UFBA

Palestra Modelos composicionais ou diferentes olhares sobre o mundo
com Tatiana Catanzaro
25 de março, 13-15h
Sala 102 – Escola de Música da UFBA

O ato de compor ultrapassa os limites da simples organização factual do material musical. Isso porque se um plano organizacional lida com a busca de uma coerência lógica e abstrata, um plano composicional persegue a criação de uma certa percepção do mundo, daquilo que o filósofo francês Gilles Deleuze definiria por perceptos e afetos. Para que isso ocorra, é necessário muito mais sonhos e ideologias do que técnicas de escrita, muito embora essas constituam a base da estratégia da composição musical. A técnica, em si, não passa de uma base estrutural. Somente a visão do artista pode questionar, subverter, e eventualmente transpor os limites do “in statu quo res erant ante bellum”, o estado em que as coisas estavam antes da guerra. Criar, no limite, é isso. É uma luta, como diz o filósofo francês Étienne Souriau, que tem como finalidade propor um novo mundo: 

“Ela constitui um universo, e ela fixa esse universo [...] que então se substitui pouco a pouco a esse outro universo que nós designamos geralmente por universo real. Note que, em alguns aspectos, a obra de arte se encontra dentro desse universo real, mas ela luta contra ele. Há como uma espécie de mundo em expansão que se irradia entorno da obra de arte e que, pouco a pouco, em um instante mais forte do que ele, se substitui ao mundo real”[1]. 

Essa conferência tem como finalidade discutir como esses diferentes olhares, diferentes materiais, diferentes meios, acabam por modelizar a criação musical formando suas distintas galáxias.

[1] Étienne Souriau. Les Structures maîtresses de l'œuvre d'art.


Palestra Elementos para uma gramática: “Fluxus”, “Synthesis”, “Omnisciência”
com o compositor português Jaime Reis
25 de março
10-12h
Sala 102

Palestra Composições Suecas Contemporâneas para Trompa
com Sören Hermansson (Suécia)
27 de março, 10-12h
Teatro ACBEU

A jornada de uma ideia até uma peça musical pronta. O quanto você deve influenciar o compositor? O que é possível e o que não é na trompa? Como você estuda uma obra nova? Usar ou não o clicktrack ao trabalhar com eletrônica? Essas são algumas das questões que serão abordadas pelo trompista sueco Sören Hermansson à luz da sua trajetória de encomendas e estreias de obras contemporâneas de compositores suecos.