quinta-feira, 29 de julho de 2010

III Concurso de Composição Ernst Widmer conhece seus finalistas

Uma das principais atividades do III FIMC -- Festival Internacional de Música Contemporânea, o Concurso de Composição Ernst Widmer, também em sua terceira edição, revela os três compositores classificados para a sua final, no dia 10 de setembro, última noite de FIMC.

Zambelê - Rodrigo Meine (RS)

Perc #1 – Patrick Andrews (BA)

Intermitente Vertigem – Thais Montanari (MG)


As três peças são escritas para a interpretação do Grupo de Percussão da UFBA, que realiza o concerto de encerramento do festival.


Quando menos você esperar, a programação do FIMC vai ser divulgada aqui, neste espaço, e no blog do projeto: http://iiifimc.wordpress.com



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concerto da OSUFBA e do Grupo de Percussão da UFBA



Concerto da OSUFBA e do Grupo de Percussão da UFBA
Data: 27.07.2010, 20h
Local: Museu de Arte Sacra
Regentes: Piero Bastianelli (OSUFBA) e Jorge Sacramento (Grupo de Percussão da UFBA)

Neste concerto serão apresentadas pela primeira vez ao público obras de compositores da atualidade baiana, tais como:

Fred Dantas
Cacau Celuque
Pedro Amorim Filho
Paulo Rios Filho
Marcos de Silva
Solon Mendes
Alexandre Espinheira
Paulo Costa Lima

Trabalhos que foram desenvolvidos a partir de estímulos gerados pelos Seminários de Composição do PPGMUS da UFBA (2010.1)

O público será brindado com interpretações dedicadas e cuidadosas tanto da OSUFBA como do Grupo de Percussão da UFBA. Piero Bastianelli (regente responsável por mais de 300 estréias de obras contemporâneas) e Jorge Sacramento (que vem revolucionando o ensino de percussão em nosso meio e expandindo o raio de ação da Universidade) investiram muito trabalho e experiência na montagem desse programa.

As composições apresentam um verdadeiro painel de soluções criativas, que vão desde a atenção concentrada em encontros/desencontros de timbres (Cacau Celuque), até as experiências com desconstrução da forma e interação com os jogos (Pedro Amorim) passando pelo Tangado da tradição das filarmônicas (Fred Dantas), pela alegria baiana da Calcinha Stück(Paulo Costa Lima), pela suavidade de Frágil (Espinheira) e pela densidade percussiva e emotiva do encontro entre soprano e percussão (Paulo Rios Filho).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

III Festival de Percussão 2 de Julho


Começa, no dia 20/07, o III Festival de Percussão 2 de Julho, que trará a Salvador nomes de referência para a percussão no Brasil e no mundo.

O festival conta com a estreia de mais uma dezena de obras---além da apresentação de uma série de outras peças já estreadas---para as mais diversas formações instrumentais envolvendo a percussão.

confira aqui a programação completa.

Dentre as estreias, as composições de vários compositores colaboradores da OCA: Na quarta-feira, dia 21, às 20h, no ICBA, o concerto é dedicado ao repertório de compositores baianos de música contemporânea para percussão e voz. Os compositores da OCA, Alexandre Espinheira, Alex Pochat, Marcos di Silva,Paulo Costa Lima e Paulo Rios Filho, terão obras inéditas executadas nesse concerto.

Além disso, Paulo Costa Lima (com Ziriguidum, na terça), Joélio Santos (com Juna, na terça) e Paulo Rios Filho (com Labisane, na quarta e Trasmigrante, na sexta) participam com outras peças durante o Festival.